Telefone: +55 11 2118-3200 | SAC 0800 702 3163
Ícone de busca

IFC/COBRECOM explica as diferenças entre os condutores fase, neutro e terra

 

 

São Paulo, 25 de março de 2020 – Os fios e cabos elétricos são componentes muito importantes em uma instalação elétrica, pois possuem a função de levar a energia desde o padrão de entrada até os pontos de utilização, como as tomadas e as lâmpadas. 

A IFC/COBRECOM que é uma das maiores e mais importantes empresas fabricantes de condutores elétricos de baixa tensão explica quais são as principais diferenças entre esses componentes.

“Conhecer as funções de cada um é essencial para a correta aplicação dos fios e cabos elétricos na instalação”, ressalta o professor Hilton Moreno, engenheiro eletricista e Consultor Técnico da IFC/COBRECOM.

O profissional explica que, basicamente, os fios fase e neutro são os responsáveis pela alimentação elétrica que propicia o funcionamento dos equipamentos, enquanto o fio terra garante a segurança das pessoas e da instalação, pois é parte das medidas de proteção contra choques elétricos e sobretensões.

Vale lembrar que a Norma Brasileira de Instalações de Baixa Tensão, a ABNT NBR 5410 (publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas) determina que os fios e cabos elétricos sejam identificados por cores específicas ou que sejam claramente identificados por outros meios, como anilhas, etiquetas, entre outros.

Condutor Neutro: é o condutor que está em um potencial próximo a zero volt e, por isso, serve como referência de tensão para os outros condutores da instalação. A cor azul claro é a utilizada para a identificação desse condutor.

Condutor de Fase: é o condutor que está em um potencial diferente de zero volt, como 127 ou 220 volts em relação ao neutro. Em outras palavras, quando falamos que a tensão (voltagem) elétrica de uma instalação é 220 volts, isso quer dizer que o condutor de fase está em um potencial de 220 volts, o neutro está em zero volt e, portanto, a diferença de potencial (tensão) entre eles é 220 – 0 = 220 volts.

“Para esse condutor a escolha de cores é livre desde que não sejam usadas aquelas que são especificadas para os condutores neutro e terra”, alerta Moreno.

Condutor de proteção: é o componente da instalação elétrica popularmente conhecido como Fio Terra. Ele deve estar ligado ao eletrodo de aterramento, barramentos de aterramento e deve fazer parte de todos os circuitos elétricos.

As cores verde ou verde com listras amarelas são exclusivas para a identificação do condutor de proteção (fio terra).

Sobre a IFC/COBRECOM:

Fundada na década de 90, a empresa é 100% nacional e especializada na fabricação de fios e cabos elétricos de baixa tensão. 

Possui duas modernas unidades fabris em Itu/SP e Três Lagoas/MS, que contam com tecnologia de ponta para garantir a excelência de seus produtos, que são fabricados com cobre puro para fins elétricos.

O seu rigoroso acompanhamento de todo o processo de produção garante materiais seguros e confiáveis que atendem a todas as normas de fabricação.

Além disso, a IFC/COBRECOM é homologada pela Petrobras, conta com certificado de qualidade ISO 9001 e certificados de conformidade em produtos (Inmetro) em toda sua linha. 

Também é associada da Qualifio (Associação Brasileira pela Qualidade dos Fios e Cabos Elétricos).

Recebeu vários prêmios de reconhecimento como o de Empresa Destaque em 2011, 2012, 2014 e 2016 da Abreme (Associação Brasileira dos Revendedores e Distribuidores de Material Elétrico).

Em 2018 a empresa recebeu outros importantes prêmios como o Case Ouro no 12º Prêmio Masterinstal que é organizado pelo Sindinstalação (Sindicato da Indústria da Instalação) e pela Abrinstal (Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência das Instalações).

Em 2019 a empresa conquistou dois importantes troféus no 28º Prêmio Anamaco: o 2º Lugar na Categoria Grandes Clientes e o 3º Lugar na Categoria Pulverização, ambos no Segmento de Fios e Cabos Elétricos.

Também recebeu o 3º Lugar na Categoria Fios e Cabos do Prêmio Abreme Fornecedores 2019.

Além disso, a IFC/COBRECOM foi 3º Lugar no Segmento de Fios e Cabos Elétricos do Top Of Mind da Revista Revenda Construção.

A IFC/COBRECOM também patrocina importantes eventos dos setores elétrico e de construção civil como a Feicon Batimat São Paulo, o Fórum Potência, a Construsul e a Intersolar.

IFC/COBRECOM: (11) 2118-3200 - 0800-7023163 -  www.cobrecom.com.br        

Informações para imprensa: Marcos Guaraldo: (11) 9.9172-4808 (Claro) e (11) 9.7396-4823 (Vivo) - imprensa.cobrecom@gmail.com