As diferenças entre os fios rígidos e os cabos flexíveis

 As diferenças entre os fios rígidos e os cabos flexíveis | Cobrecom

Segundo a empresa, essa é uma das principais dúvidas levantadas por consumidores

São Paulo, 24 de maio de 2021 – Presentes em qualquer tipo de construção, os fios e cabos elétricos são fundamentais na instalação elétrica, já que sua principal função é levar a energia desde o padrão de entrada, onde está localizado o medidor, até os pontos de utilização como as tomadas e as lâmpadas.

De acordo com a IFC/COBRECOM, que é referência nacional na fabricação de condutores elétricos de baixa tensão, uma das principais dúvidas dos consumidores na hora de adquirir os materiais elétricos é saber quais são as diferenças entre os fios rígidos e os cabos flexíveis.

O professor e engenheiro eletricista Hilton Moreno, que também é Consultor Técnico da IFC/COBRECOM, esclarece que tanto os fios rígidos como os cabos flexíveis podem ser amplamente utilizados em obras residenciais, comerciais ou industriais, ou seja, podem ser utilizados em circuitos de iluminação, tomadas, chuveiros elétricos, entre outros. 

“Ambos os produtos possuem a mesma função, sendo que a diferença mais importante entre os dois materiais é a flexibilidade dos cabos elétricos, que permite uma instalação mais simples e rápida, resultando na redução com o tempo da mão de obra da instalação”, explica Moreno.

O profissional ainda revela que um condutor elétrico pode ser constituído por uma quantidade variável de fios de cobre, desde um único fio até centenas deles. E essa quantidade determinará a flexibilidade do cabo, sendo que, quanto mais fios elementares, mais flexível será o produto. 

Nos demais aspectos como tensão de operação; queda de tensão; suportabilidade às sobrecargas e curtos-circuitos; e maneiras de instalar não há nenhuma diferença significativa entre os fios rígidos e os cabos flexíveis. 

“Além disso, ambos os produtos possuem a mesma capacidade de corrente desde que sejam utilizadas as mesmas seções nominais, isto é, um fio de 1,5 mm² e um cabo flexível de 1,5 mm² têm a mesma capacidade de condução de corrente. Também têm a mesma vida útil, ou seja, em condições normais de trabalho, instalação e manutenção, os fios e cabos elétricos duram aproximadamente 25 anos”, ressalta o Consultor Técnico da IFC/COBRECOM.

Vale lembrar que a ABNT NBR NM 280 define 6 diferentes classes de encordoamento, sendo a Classe 1 formada pelos Fios Sólidos e a Classe 6 destinada aos condutores super flexíveis. 

“De um modo geral, os cabos flexíveis utilizados nas instalações elétricas tem as classes 4 ou 5”, conclui Hilton Moreno.

 

Sobre a IFC/COBRECOM:

 

Fundada na década de 90, a empresa é 100% nacional e especializada na fabricação de fios e cabos elétricos de baixa tensão. 

Possui duas modernas unidades fabris em Itu/SP e Três Lagoas/MS, que contam com tecnologia de ponta para garantir a excelência de seus produtos, que são fabricados com cobre puro para fins elétricos.

O seu rigoroso acompanhamento de todo o processo de produção garante materiais seguros e confiáveis que atendem a todas as normas de fabricação.

Além disso, a IFC/COBRECOM é homologada pela Petrobras, conta com certificado de qualidade ISO 9001 e certificados de conformidade em produtos (Inmetro) em toda sua linha. 

Também é associada da Qualifio (Associação Brasileira pela Qualidade dos Fios e Cabos Elétricos).

Recebeu vários prêmios de reconhecimento como o de Empresa Destaque em 2011, 2012, 2014 e 2016 da Abreme (Associação Brasileira dos Revendedores e Distribuidores de Material Elétrico).

Em 2018 a empresa recebeu outros importantes prêmios como o Case Ouro no 12º Prêmio Masterinstal que é organizado pelo Sindinstalação (Sindicato da Indústria da Instalação) e pela Abrinstal (Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência das Instalações).

Também recebeu o 3º Lugar na Categoria Fios e Cabos do Prêmio Abreme Fornecedores 2019.

Em 2020 a empresa conquistou dois importantes troféus no 29º Prêmio Anamaco: o 2º Lugar na Categoria Grandes Clientes e o 3º Lugar na Categoria Pulverização, ambos no Segmento de Fios e Cabos Elétricos.

A IFC/COBRECOM também patrocina importantes eventos dos setores elétrico e de construção civil como a Feicon, o Fórum Potência, a Construsul e a Intersolar.

IFC/COBRECOM: (11) 2118-3200 - 0800-7023163 -  www.cobrecom.com.br        

Informações para imprensa: Marcos Guaraldo: (11) 9.9172-4808 (Claro) e (11) 9.7396-4823 (Vivo) - imprensa.cobrecom@gmail.com