Características e Vantagens da Isolação em HEPR dos Fios e Cabos

Características e Vantagens da Isolação em HEPR dos Fios e Cabos  | Cobrecom

IFC/COBRECOM explica as características e as vantagens da isolação em HEPR dos fios e cabos elétricos

Segundo a empresa, é possível reduzir custos com as linhas elétricas ao se empregar condutores com esse tipo de material isolante

São Paulo, 23 de março de 2021 – Para ter fios e cabos elétricos de qualidade, durabilidade e segurança garantidas não basta apenas que eles sejam fabricados com cobre com alto grau de pureza.

Tão importante quanto o cobre utilizado está o material usado para a isolação dos condutores elétricos. 

Hilton Moreno, professor, engenheiro eletricista e Consultor Técnico da IFC/COBRECOM, explica que a função básica da isolação é confinar o campo elétrico resultante da tensão aplicada aos fios e cabos em seu interior, ou seja, com a aplicação de um material isolante ficam praticamente eliminados os riscos de choques elétricos e curtos-circuitos.

Entre os diversos tipos de isolações utilizadas no mercado atualmente está o composto termofixo HEPR  – “High Grade Ethylen Propilene Rubber” (“Borracha etileno-propileno de alto grau”).

“O material possui excelente rigidez dielétrica e sua flexibilidade é muito grande mesmo a temperaturas baixas. Além disso, apresenta uma resistência excepcional às descargas e radiações ionizantes, mesmo em condições de calor. Suas perdas (no dielétrico) são baixas e possui uma resistência à deformação térmica que permite temperaturas de 250 °C durante os curtos-circuitos”, ressalta Moreno.

Vale lembrar que o HEPR possui as mesmas características do EPR, sendo que a diferença principal fica por conta do processo de aplicação do material em fábrica e ambos são bastante flexíveis e fáceis de trabalhar.

Rosevaldo Toaliari, Supervisor de Desenvolvimento de Produto da IFC/COBRECOM, esclarece que a isolação em HEPR permite temperaturas de até 90 ºC em regime permanente, 130 ºC em caso de sobrecarga e 250 ºC quando em curto-circuito; oferece mais resistência à ionização do que os outros compostos (PVC e Polietileno); apresenta baixa dispersão dielétrica; e é praticamente isento do fenômeno “treeing” (arborescências que se formam no material isolante provocando descargas parciais e deterioração do material isolante.

Segundo Moreno, as características que diferenciam o HEPR do PVC são principalmente quanto às temperaturas máximas de operação do cabo em regime contínuo, sobrecarga e curto-circuito, que são muito maiores no caso do HEPR; o material também permite, por exemplo, reduzir a seção nominal do cabo isolado em HEPR em relação a um cabo isolado em PVC.

“Essa redução de seção nominal, por sua vez, implica em diminuições dos tamanhos de eletrodutos, eletrocalhas, leitos que acomodam os cabos em seu interior, reduzindo espaços e custo total da instalação”, revela o Consultor Técnico da IFC/COBRECOM.

Outra vantagem é que o HEPR possui também boa característica no que diz respeito ao envelhecimento térmico, o que permite conservar densidades de corrente aceitáveis quando os cabos funcionam em temperatura ambiente elevada.

 

Tipos de obras que necessitam de cabos com isolação em HEPR

“Como a grande vantagem do HEPR é ter temperaturas de operação maiores do que o PVC, isso resulta na possibilidade de conduzir maiores correntes elétricas para a mesma seção de condutor - um cabo 25 mm² em HEPR, por exemplo, conduz mais corrente elétrica que um cabo 25 mm² em PVC. Além disso, os cabos isolados em HEPR são muito indicados para os circuitos elétricos que vão transportar muita energia elétrica, que é o caso das instalações industriais, comercias de grande porte como shopping centers, hospitais, aeroportos, arenas esportivas, dentre outras”, revela Moreno.

Já o Supervisor de Desenvolvimento de Produto da IFC/COBRECOM explica que, embora os cabos com isolação em HEPR tenham algumas características superiores em comparação com os que possuem isolação em PVC, não há a necessidade de utilização do material em instalações residenciais.

“Em instalações elétricas de casas, os cabos isolados em PVC, que têm temperatura de operação em regime permanente de 70 ºC e tensão nominal de 750 V são adequados para o uso com segurança”,completa Toaliari.

Os cabos isolados em HEPR podem ser instalados ao ar livre, como em eletrodutos, eletrocalhas, bandejas, leitos e perfilados, ou enterrados.

Normas Técnicas

Todos os fios e cabos elétricos com isolação em HEPR devem ser construídos de forma a atender os requisitos da norma NBR 7286 ou NBR 13248.

A norma NBR 7286 exige que os carretéis e rolos dos cabos indiquem que são cabos em HEPR e a NBR 6251 exige que o tipo de isolação (HEPR, no caso) seja gravado sobre a cobertura do cabo”, diz Hilton Moreno.

A norma exige que ao longo do cabo seja gravado quais materiais compõem o cabo. Exemplo Cabo GTEPROM NBR 7286: cobre - HEPR - PVC / ST2 e para o Cabo SUPERATOX NBR 13248: COBRE – HEPR - SHF1, sendo que esta gravação é encontrada ao longo de todo o lance do cabo”, afirma Rosevaldo Toaliari.

Cabos da IFC/COBRECOM com isolação em HEPR

Referência nacional na produção de fios e cabos elétricos de baixa tensão com qualidade a segurança, a empresa disponibiliza diversos condutores elétricos com isolação em HEPR.

Entre eles estão o Cabo GTEPROM  Flex  90 ºC   0,6 / 1 kV; o Cabo Multinax  Flex HEPR 90 ºC   0,6 / 1 kV; e o Cabo Superatox Flex HEPR 90 ºC  0,6 / 1 kV.

 

Sobre a IFC/COBRECOM:

Fundada na década de 90, a empresa é 100% nacional e especializada na fabricação de fios e cabos elétricos de baixa tensão. 

Possui duas modernas unidades fabris em Itu/SP e Três Lagoas/MS, que contam com tecnologia de ponta para garantir a excelência de seus produtos, que são fabricados com cobre puro para fins elétricos.

O seu rigoroso acompanhamento de todo o processo de produção garante materiais seguros e confiáveis que atendem a todas as normas de fabricação.

Além disso, a IFC/COBRECOM é homologada pela Petrobras, conta com certificado de qualidade ISO 9001 e certificados de conformidade em produtos (Inmetro) em toda sua linha. 

Também é associada da Qualifio (Associação Brasileira pela Qualidade dos Fios e Cabos Elétricos).

Recebeu vários prêmios de reconhecimento como o de Empresa Destaque em 2011, 2012, 2014 e 2016 da Abreme (Associação Brasileira dos Revendedores e Distribuidores de Material Elétrico).

Em 2018 a empresa recebeu outros importantes prêmios como o Case Ouro no 12º Prêmio Masterinstal que é organizado pelo Sindinstalação (Sindicato da Indústria da Instalação) e pela Abrinstal (Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência das Instalações).

Também recebeu o 3º Lugar na Categoria Fios e Cabos do Prêmio Abreme Fornecedores 2019.

Em 2020 a empresa conquistou dois importantes troféus no 29º Prêmio Anamaco: o 2º Lugar na Categoria Grandes Clientes e o 3º Lugar na Categoria Pulverização, ambos no Segmento de Fios e Cabos Elétricos.

A IFC/COBRECOM também patrocina importantes eventos dos setores elétrico e de construção civil como a Feicon Batimat São Paulo, o Fórum Potência, a Construsul e a Intersolar.

IFC/COBRECOM: (11) 2118-3200 - 0800-7023163 -  www.cobrecom.com.br        

Informações para imprensa: Marcos Guaraldo: (11) 9.9172-4808 (Claro) e (11) 9.7396-4823 (Vivo) - imprensa.cobrecom@gmail.com