Isolação dos condutores elétricos. Confira porque ela é tão importante e conheça as diferenças entre os diversos tipos

Para ter fios e cabos elétricos de qualidade, durabilidade e segurança asseguradas não basta apenas que eles sejam fabricados com cobre com alto grau de pureza.

Tão importante quanto o cobre utilizado está o material usado para a isolação dos condutores elétricos.

Hilton Moreno, engenheiro eletricista, professor e consultor, explica que a função básica da isolação é confinar o campo elétrico resultante da tensão aplicada aos fios e cabos em seu interior, ou seja, com a aplicação de um material isolante ficam praticamente eliminados os riscos de choques elétricos e curtos-circuitos.

Rosevaldo Toaliari, supervisor de desenvolvimento de produtos e processos da COBRECOM Fios e Cabos Elétricos, revela que as isolações dos fios e cabos de baixa tensão são constituídas por materiais sólidos termoplásticos como o PVC (Cloreto de Polivinila) e os termofixos como o EPR (Borracha etileno-propileno), o HEPR e o XLPE (Polietileno reticulado).

Também existe a isolação com compostos especiais como os materiais não halogenados.

“Entre vários aspectos que diferenciam cada um desses materiais isolantes entre si, dois dos mais importantes são a rigidez elétrica, ou seja, o que cada produto suporta de tensão elétrica; e quais valores de temperatura máxima os materiais suportam nos regimes contínuos de sobrecarga e curto-circuito quando a corrente elétrica passa pelo condutor”, afirma Moreno.

O profissional ressalta que quando os fios e cabos trabalham com temperaturas acima das quais suportam, eles passam a perder suas propriedades físicas, químicas, mecânicas e elétricas.

Isolação em PVC (Cloreto de Polivinila)

Segundo Moreno, a rigidez dielétrica do PVC apesar de elevada é menor do que de outros isolantes. Já sua resistência aos agentes químicos em geral é muito boa.

“O material quando devidamente formulado não propaga chama, mas sua combustão emite grandes quantidades de fumaça, gases corrosivos e tóxicos”, completa.

Além disso, o PVC tem classe térmica, que em condição de regime permanente, pode suportar temperatura de operação de até 70º C.

Toaliari revela que a isolação em PVC é utilizada em produtos que são indicados para circuitos de alimentação e distribuição de energia em instalações elétricas, residenciais, industriais e comerciais de baixa tensão com até 1.000 V.

Entre os produtos da COBRECOM Fios e Cabos Elétricos com esse tipo de isolação estão o Cabo Flexicom Antichama, o Cabo Multinax, os Cabos Cobrenax e o Cobrenax Flexível, o Cabo PP, o Cordão Paralelo e o Cabo Plastisolda.

Isolação em EPR (Borracha etileno-propileno)

Entre as vantagens desse material estão a excelente rigidez dielétrica e a grande flexibilidade do produto final, até mesmo em temperaturas relativamente baixas.

Além disso, possui boa resistência à água e aos agentes químicos. E sua classe térmica permite que em condição de regime permanente os fios e cabos elétricos com essa isolação possam aquecer até 90º C durante a passagem de energia elétrica.

“Também possui uma ótima resistência às descargas e radiações ionizantes e grande resistência à deformação que permite temperaturas de 250º C durante os curtos-circuitos”, informa Moreno.

Isolação em HEPR

Nos últimos anos surgiu no mercado uma variação do EPR, chamada de HEPR. De acordo com Moreno, o HEPR possui as mesmas características do EPR, sendo que a diferença principal fica por conta do processo de aplicação do material em fábrica.

“Ambas as isolações são bastante flexíveis e fáceis de trabalhar”, afirma o profissional.

Além disso, esse tipo de isolação, assim como o EPR, é praticamente isento do fenômeno ‘treeing’, que são arborescências que se formam no material isolante, que provocam descargas parciais e deterioração do material isolante.

“Essa isolação permite temperaturas de até 90º C em regime permanente, 130º C em caso de sobrecarga e 250º C quando em curto-circuito”, explica Toaliari.

A COBRECOM Fios e Cabos Elétricos disponibiliza os seguintes produtos com isolação em HEPR: Cabo GTEPROM Flex HEPR, Cabo GTEPROM Rígido, Cabo Multinax Flex HEPR e Cabos Superatox Flex HEPR.

Isolação em XLPE

Os cabos com essa isolação são mecanicamente bastante resistentes inclusive ao impacto.

Tem excelente rigidez dielétrica, suporta 90º C de temperatura em regime permanente, resistência à deformação térmica em temperaturas de até 250º C. Também suporta bem o contato com as intempéries.

Os produtos da COBRECOM Fios e Cabos Elétricos com isolação em XLPE são os Cabos Compex Rígido Compactado 90º C e o GPEX Flex 90º C.

Isolação com Compostos não Halogenados

Esses compostos podem ser fabricados para classes de temperatura em regime permanente de 70º C ou 90º C.

Outro diferencial é que não propaga chama e por não ter halogênio (cloro) em sua composição, durante sua combustão emite pouca fumaça e sem a presença de gases corrosivos e tóxicos.

“Por isso os cabos com esse tipo de isolação são indicados para locais com alta densidade de ocupação e lugares com difíceis rotas de fuga, como estádios, hospitais, grandes prédios comerciais, entre outros”, ressalta Toaliari.

A COBRECOM Fios e Cabos Elétricos possui produtos como o Cabo Superatox Flex 70º C, na qual a isolação em material não halogenado suporta uma temperatura de trabalho de até 70º C; e o Cabo Superatox Flex HEPR 90º C para 1, 2, 3 e 4 condutores.

“No caso do Superatox HEPR, a isolação do cabo é feita em HEPR para que ele possa suportar uma temperatura de trabalho de até 90º C e a sua cobertura é feita em material não halogenado”, conclui Moreno.

Sobre a COBRECOM Fios e Cabos Elétricos:

Fundada na década de 90, a empresa é 100% nacional e especializada na fabricação de fios e cabos elétricos de baixa tensão. Atualmente possui duas modernas unidades fabris em Itu, SP, e Três Lagoas, MS, que contam com tecnologia de ponta para garantir a excelência de seus produtos, que são fabricados com cobre puro para fins elétricos com alto grau de pureza.

O seu rigoroso acompanhamento de todo o processo de produção garante materiais seguros e confiáveis que atendem a todas as normas de fabricação.

Além disso, a COBRECOM Fios e Cabos Elétricos é homologada pela Petrobrás, conta com certificado de qualidade ISO 9001 e certificados de conformidade em produtos (Inmetro) em toda sua linha. Também é associada da Qualifio (Associação Brasileira pela Qualidade dos Fios e Cabos Elétricos).

Recebeu vários prêmios de reconhecimento como o de Empresa Destaque em 2014, 2012 e em 2011 da Abreme Fornecedores (Associação Brasileira dos Revendedores e Distribuidores de Material Elétrico) e patrocina importantes eventos do setor elétrico como o Cinase (Circuito Nacional do Setor Elétrico), Cinape (Circuito Nacional de Painéis Elétricos), Cinasube (Circuito Nacional de Subestações), Cina5410 (Circuito Nacional de Instalações Elétricas), Cinaluz (Circuito Nacional de Sistemas de Iluminação), Fórum Potência e Feicon Batimat.

COBRECOM Fios e Cabos Elétricos

(11) 2118-3200

0800-7023163

www.cobrecom.com.br